Perguntas frequentes
Tem dúvidas?
Os fios estiverem descascados, amassados, apodrecidos, expostos ou com muitas emendas
A fiação tiver mais de 30 anos
A casa for antiga e a fiação não estiver preparada para a demanda atual de energia
A fiação for de alumínio, que é menos segura que a de cobre
A fiação tiver isolamento degradado
Também conhecido como ‘T’ ou pino três saídas, pode vir o risco de uma sobrecarga. A tomada que será ligado o ‘benjamin’ pode ser de 10 A ou de 20 A, e a soma do consumo elétrico dos produtos ligados nele não podem ultrapassar a corrente elétrica do benjamin que é 10 A.
O Brasil possui diferenças entre as tensões elétricas de um estado para outro e até mesmo entre cidades vizinhas. Isso acontece, pois, durante o processo de implantação da energia pública no país, cada empresa contratada trouxe o seu padrão – por exemplo, o padrão inglês. Segundo o engenheiro, uma análise prática é pensar que um equipamento de 127V, quando conectado em uma tomada de 220V, terá seu funcionamento danificado. No contrário, se um aparelho 220V foi inserido em uma ligação 127V, terá um desempenho fraco ou não funcionará completamente.
Não. Conforme esclarece Nelson Volyk, o consumo é determinado pela potência elétrica do aparelho. Como exemplo, ele pontua que um chuveiro elétrico de 7500 W registrará o mesmo consumo elétrico, independentemente de ser 127 V ou 220 V.
“Nesse caso, a diferença financeira está apenas na instalação elétrica, visto que um chuveiro ligado em 220 V terá uma corrente menor do que um chuveiro de mesma potência ligado em 127 V. O que muda é a seção nominal do cabo. No caso de 220 V será menor do que o de mesma potência em 127V, que terá o condutor de maior seção”, relata ele, afirmando que o cabo mais fino é mais barato do que aquele de maior seção nominal.
Existem três situações a serem evitadas durante as instalações:
Cabo dimensionado de forma incorreta: isso acontece quando a seção nominal do cabo, também conhecido como ‘bitola’, é inferior à necessária para o projeto. A situação pode incorrer em aquecimento excessivo do cabo, aumento da conta de energia e riscos de curto-circuito;
Cabos fora de norma: resultado de uma quantidade incorreta de cobre, a utilização torna-se insegura e responsável por um consumo elevado de energia;
Não ter a identificação na tomada da tensão elétrica: ao ser ligado um aparelho 127 V em uma tomada de 220 V, ele poderá queimar.
Além de respeitar a corrente máxima do ‘benjamin’, que é 10 A, não se deve ligar um ‘benjamin’ em outro. Existem produtos de consumo elétrico elevados e muito próximo dos 10 A, então nesse caso não se deve utilizar ‘benjamin’.

Solicite um orçamento hoje
Entre em contato conosco
Localização:
Rua Olímpio Spindola, 498, Centro, Formosa-GO
E-mail:
alanphdeletrica@gmail.com
Telefone:
(61) 9 9825-6388